Com a chegada do verão temos que redobraros cuidados com a protecção solar, o ideal é aplicar diariamente mesmo nos dias nublados. Estudos actuais demonstram os benefícios da fotoproteção diária, com filtros solares de amplo espectro, os quais previnem agressões da pele causadas pelo sol. Além disso, alguns locais reflectem luz solar e potencializa a acção do sol, como a água; a neve (85%); superfícies pintadas de branco e asfalto (70%) e; areia branca, (25%). Nos períodos de exposição mais intensa, como o verão, é necessário aplicar o protetor até mesmo nas partes do corpo cobertas por roupa, pois a radiação UV penetra em tecidos com trama larga e cores claras. Uma camiseta de malha branca seca, por exemplo, oferece proteção entre UPF 5 a 9 apenas.
É importante lembrar que para obter uma proteção eficiente, use 35g por aplicação, o equivalente a duas colheres de sopa cheias. Lembrando que o produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a, pelo menos, cada duas horas.
FPS é a sigla para Fator de Proteção Solar e indica o grau de proteção da pele contra a queimadura solar. Um FPS 50, por exemplo, mostra que você está 50 vezes mais protegida contra os raios UVB, ou seja, precisa de 50 x mais radiação solar UVB para desencadear uma queimadura solar do que se não estivesse usando nada. Isso desde que seja aplicada a quantidade adequada de filtro solar. Por isso é importante sua pele principalmente do rosto onde fica mais exposto, gostar da base cosmética da protecção solar, para que consiga fazer a reposição pelo menos 3 X por dia.
Por isso antes de comprar um produto peça amostras use uma semana e depois se sentir a vontade com a protecção compre assim evitará que sua casa de banho pareça uma perfumaria.